O Mundo Romano no Apogeu do Império - Imperadores - Roma - Romanos <

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
- Marcus Tullius Cicero -


sábado, 31 de março de 2007

 

O Mediterrâneo, centro vital do Império (1)



cartaginesesA expansão de Roma chocou com a de outra cidade mediterrânea, Cartago, uma antiga colónia fenícia que, no começo do século III a.C., dominava o comércio do Mediterrãneo central e ocidental.
Depois de vencerem os Cartagineses, Os Romanos apoderaram-se dos seus territórios, incluíndo a Sicília, parte do Norte de África e as costas mediterrâneas da Península Ibérica.
Com vista ao domínio completo do mar Mediterrâneo. Roma voltou-se para o Oriente, atacando os reinos Helenísticos(1). Estes atraíam os Romanos, não apenas pela sua riqueza cultural, mas sobretudo pela sua prosperidade. Nos meados do século II a.C., Roma conquistou a Grécia e a Macedónia e, em seguida, a Ásia Menor, a Síria e a Judeia (Palestina). Por sua vez, o Egipto apenas seria transformado em província Romana no final do século I a.C.




(1) No século IV a.C., Filipe II, rei da Macedónia, um país situado a norte da Grécia, conquistou todas as Cidades-Estados gregas. Alexandre Magno, filho e sucessor de Filipe II, alargou enormemente os seus domínios, conquistando um império que incluía a Ásia Menor, a Síria, a Fenícia, a Palestina, o Egipto, a Mesopotâmia e a Pérsia.
Após a morte de Alexandre, o império foi dividido pelos seus generais em vários reinos - os reinos helenísticos, assim chamados devido à influência que a civilização helénica aí exerceu.
Chamamos "civilização helenística" ao fruto da síntese entre a cultura grega e as culturas orientais. Nos reinos helenísticos prosperaram activos centros urbanos, como Rodes e Pérgamo e, em especial, Alexandria. Esta cidade, fundada por Alexandre Magno na foz do rio Nilo, chegou a ter 500 mil habitantes, tendo-se tornado o mais brilhante centro cultural da época.

Comments:
... como já posso intervir, comentando... vezes por outras, cá estou, Delta!!!... Abraço do Sherpas!!!...
Colocado por sherpas em abril 1, 2007 07:33 PM


Aproveitando um bocadinho livre vim conhecer estes teus blogs/escola. Estou a aprender imenso!
>Colocado por Luisa em abril 3, 2007 03:13 PM


Excelente blog! Gostei imneso!!! Parabéns!
Colocado por Maria em abril 13, 2007 05:01 PM


este blog tá muito fixe aproveitei e vim cá porque tenho de estudar para um teste de História só esta uma koisinha mal é ke a materia devia estar mais rexumida lol mas tá muito fixe !!parabens!!
Colocado por mariana em abril 28, 2007 01:14 PM
 
Enviar um comentário



<< Home