O Mundo Romano no Apogeu do Império - Imperadores - Roma - Romanos <

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
- Marcus Tullius Cicero -


domingo, 22 de abril de 2007

 

O Mediterrâneo, centro vital do Império (2)


Depois de estenderem o seu poder sobre o litoral do Mediterrâneo, os Romanos ficaram com o caminho livre para se expandirem para o interior. A conquista do restante território da Península Ibérica decorreu, entre êxitos e fracassos, ao longo dos séculos II e I a.C. A Gália (actual França) foi ocupada nos meados do século I a.C., sob a direcção de Júlio César (1).


morte de césar

Roma dominou em seguida os territórios da margem direita do rio Danúbio. Finalmente, já nos séculos I e II d.C., foi a vez de serem conquistadas a Britânia (a parte sul da actual Grã-Bretanha) e a Dácia (na margem esquerda do Danúbio).
No entanto, apesar de se ter expandido bastante para norte, o Império Romano continuou centrado no Mediterrâneo (2), transformado, deste modo, num autêntico "lago romano". De facto, o Mediterrâneo tornou-se um verdadeiro "mar interior" do próprio Império, que os Romanos consideravam propriedade sua e ao qual passaram mesmo a chamar "Mare nostrum", isto é, o "Nosso mar".


mar nostrum


(1) Júlio César (102 - 44 a.C.) pertencia a uma das mais antigas famílias da aristocracia romana, tendo desempenhado importantes cargos públicos. Foi governador da Espanha, onde se destacou na pacificação e integração da Península no Império. Mas seria a conquista da Gália, em 50 a.C., que lhe traria maior fama e prestígio.
Após uma violenta guerra civil, em que disputou o poder com outro prestigiado general (Pompeu), tornou-se ditador de Roma.
Embora César tenha governado com eficiência o vasto mundo Romano, o seu poder ditatorial encontrou opositores. Foi assassinado em 44 a.C.




(2) Mediterrâneo vem do latim "mediterraneus", que significa "situado entre terras", ou "o meio das terras". Ou seja, o Mediterrâneo é o mar que se situava entre os territórios romanos da Europa e do Norte de África.



Comments:
Amei o post! É BOM LER HISTÓRIA!
Colocado por Maria em abril 27, 2007 08:26 PM
 
Enviar um comentário



<< Home