O Mundo Romano no Apogeu do Império - Imperadores - Roma - Romanos <

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
- Marcus Tullius Cicero -


sábado, 25 de agosto de 2007

 

Uma economia urbana


Tal como acontecera com a civilização grega, também a civilização romana foi essencialmente urbana. Milhões de pessoas viviam em cidades, que era activos centros económicos e administrativos.
No entanto, convém distinguir a parte oriental do Império da parte ocidental. No Oriente existiam, desde a época helenística, grandes centros urbanos (Alexandria e Pérgamo, por exemplo). As regiões ocidentais, como a Península Ibérica, a Gália ou a Bretânia, encomtravam-se, à data da conquista, menos desenvolvidas, tendo sido aqui que os Romanos fundaram mais cidades.



A economia romana estava intimamente relacionada com a existência desta actividade urbana, deste grande número de cidadãos, (1) cheias de oficinas e de lojas onde se podiam encontrar produtos das regiões mais longínquas do Império.
Estas cidades, sendo grandes centros de consumo, dinamizavam a produção agrícola, mineira e artesanal.




(1) Calcula-se que o mundo romano, no século I a.C., seria habitado por cerca de 60 milhões de pessoas. O número de cidades do Império era de cerca de mil. No entanto, não devemos esquecer, que a maior parte da população vivia e trabalhava no campo