O Mundo Romano no Apogeu do Império - Imperadores - Roma - Romanos <

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
- Marcus Tullius Cicero -


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

 

Villae


"Villae" (no singular, Villa) eram propriedades rurais romanas semelhantes aos "montes" alentejanos actuais. Tal como a "villa" o "monte" alentejano é constituído por um conjunto de construções para habitação dos proprietários e dos trabalhadores, além de instalações destinadas a guardar instrumentos e produtos agrícolas, abrigar gado, etc. Sem dúvida que muitos dos "montes" alentejanos derivam de "villae" romanas. Existem, aliás, algumas ruínas dessas "villae" no Alentejo como, por exemplo, as de Pisões, perto de Beja.



Miniatura de uma "villa"



Villa romana de Pisões, na Herdade de Algramaça



A "villa" está implantada numa inclinação suave, junto a um curso de água, na herdade de Algramaça nas proximidades de uma represa romana.
Virada a S., com vestígios de implantação de inúmeras divisões quadrangulares, de diferentes dimensões, dispostas em volta de um átrio ("peristilium") com colunas enquadrando um tanque central ("impluvium"), antecedido do lado N. por sala com escadaria; no seu alinhamento do lado S. um grande pátio; do lado O. do perístilo uma sala de maiores dimensões rematada em muro semicircular, com um pequeno lago ao centro. A O. do conjunto habitacional o balneário constituído pelo forno ("praefurnium") e 3 salas, a central rectangular, as extremas terminando em semicírculos ("caldarium"), assentes sobre arcos apoiados em colunas ("suspensura"); nas proximidades um tanque rectangular, com 5 degraus de acesso. Do lado N. as bases de 10 colunas distanciadas de 2,30 m. A S. da "villa", paralela à ribeira, uma piscina de grande dimensões (40 x 8,30 m.), com 6 degraus de acesso.




Revestem os pavimentos de muitas das salas mosaicos, a preto e branco os mais antigos, polícromos e de tesselas maiores e maior riqueza plástica os mais recentes, com figurações geométricas e animais. Do conjunto fazia parte a "villa rustica", ainda não escavada, assinalada pela descoberta de grandes pedras de lagar e dos vestígios das construções que a formavam. Em algumas salas lajes de mármore revestem o pavimento e parte das paredes; nestas encontram-se muitos vestígios de estuques.
Uma pequena ara com a invocação da deusa Salus, fornece o nome de uma família que provavelmente aqui viveu, a de Gaio Atílio Gordo.
Merece destaque o hipocausto do balneário, superior a construções equivalentes de Conímbriga ou Miróbriga.