O Mundo Romano no Apogeu do Império - Imperadores - Roma - Romanos <

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
- Marcus Tullius Cicero -


domingo, 9 de março de 2008

 

Os Bairros Populares de Roma


"Vivemos numa cidade onde a grande maioria das casas são construídas com finas vigas de madeira. Deste modo, são frequentes os desmoronamentos e os incêndios. [...] É preciso ser-se rico para poder dormir sem barulhos, em calmas vivendas [...]. A passagem das carroças nas ruas estreitas, ou as discussões por causa de um rebanho que não avança, tiram o sono a qualquer um. O rico, quando tem pressa, consegue passar rapidamente por entre a multidão, transportado na sua cómoda liteira. Mas eu, coitado de mim, não consigo avançar por entre o rio humano que me comprime e empurra[...].
E, se isto não bastasse, há ainda outro género de perigos aos quais estamos expostos, quando caminhamos, de noite, pelas ruas: frequentemente, das janelas, das varandas ou dos telhados tombam tijolos, vasos ou telhas que nos podem esmagar o crânio [...]. Podemos dar-nos por felizes se apenas apanharmos com o conteúdo de uma bacia em cima! [...] E não falemos de outras desgraças [...] Pode acontecer também que nos apareça pela frente um bandido, de faca em punho [...].

Juvenal (poeta romano do século I d. C.), "Sátiras", III