O Mundo Romano no Apogeu do Império - Imperadores - Roma - Romanos <

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade
- Marcus Tullius Cicero -


sexta-feira, 4 de abril de 2008

 

Um dia da vida de um senador


Como quase sempre, o senador foi acordado pelo labor dos escravos a limpar e a aquecer a casa e a preparar as refeições. Ao sair da sua alcova, encontra o filho, de 12 anos, que se prepara para ir à escola, acompanhado pelo pedagogo. Em seguida, entrega-se aos cuidados do barbeiro e come uma refeição ligeira. Depois de fazer as suas orações junto do altar doméstico, recebe os seus clientes. Trata de negócios, no scriptorium, e, após colocar a toga debruada a púrpura, sai, acompanhado pelo secretário ( um escravo grego).
Passa pelo templo de Júpiter Capitolino, onde faz uma oferenda ao deus e dirige-se, em seguida, ao edifício do Senado, para participar numa sessão presidida pelo imperador.
Regressado a casa, toma uma nova refeição, na companhia da família. Pela hora oitava (13 horas), vai ao Coliseu, para assistir a um espectáculo em que participa a sua própria equipa de gladiadores. Dali segue para as Termas de Trajano, onde toma banho e recebe uma massagem, enquanto conversa com os amigos.
À noite, o senador oferece um banquente em honra do governador da Bética, acabado de regressar a Roma. No triclinium (sala de jantar), reclinados em leitos, os convidados, servidos por escravos, saboreiam um aperitivo, três entradas, dois assados e a sobremesa, tudo acompanhado com o apreciado vinho de Falermo, em geral cortado com água.
Pela hora sétima nocturna (meia-noite), os convidados retiram~se e o senador vai-se deitar.

Comments:
Olá! eu uma vez vi um texto sobre os Catarginenses e que tinha uma figura de Bigas.. mas agora não o encontro mais. Gostaria de saber também o seu nome e sobrenome, para poder colocar como referência de onde eu encontrei a informação. É para um trabalho de escola! rsss
Obrigada! Débora!
 
Enviar um comentário



<< Home